O mercado de gastronomia está em expansão e vai muito além da cozinha tradicional. Hoje, ele é impulsionado pela valorização de experiências e pela busca por uma alimentação de qualidade e funcional. Em Curitiba, um polo gastronômico reconhecido, o cenário é vibrante para quem deseja inovar e empreender.
A busca por profissionais qualificados é uma realidade em diversos segmentos. As áreas que mais se destacam atualmente incluem a cozinha autoral, a consultoria para negócios e a produção de eventos. A crescente preocupação com a sustentabilidade e o consumo de produtos locais também abre novas frentes de trabalho para o gastrônomo.
A diversidade de atuação na carreira de gastronomia permite que cada um encontre o nicho que mais se alinha aos seus talentos e paixões.
Áreas tradicionais e consolidadas:
Áreas emergentes e em alta:
A área da gastronomia dedica-se à arte e técnica de preparar alimentos, unindo criatividade e conhecimento. Ela abrange desde a seleção de ingredientes até a apresentação final do prato. O campo valoriza a cultura e a história por trás de cada receita, transformando a alimentação em uma experiência única.
Na faculdade de Gastronomia da Universidade Positivo (UP), os alunos aprendem desde técnicas de cozinha e gestão de alimentos e bebidas até empreendedorismo e organização de eventos, desenvolvendo habilidades essenciais para brilhar no mundo gastronômico.
No tecnólogo em gastronomia da UP, o aluno desenvolve competências que vão da cozinha clássica à gestão de negócios.
O profissional de gastronomia é criativo, curioso e apaixonado por sabores. É essencial ter boa organização, agilidade para trabalhar sob pressão e atenção aos detalhes. Além disso, a habilidade de liderança e o espírito empreendedor são características importantes para quem busca se destacar na gestão de cozinhas e negócios gastronômicos.
Profissionais que aliam conhecimento técnico sólido com habilidades de gestão, sustentabilidade e comunicação digital são os mais disputados. A formação na faculdade de Gastronomia prepara o futuro profissional para navegar neste mercado dinâmico e liderar suas transformações.
O curso de Gastronomia na Universidade Positivo é ofertado em Curitiba no formato presencial e possui uma duração de quatro (4) semestres, o que corresponde a dois (2) anos de estudos.
Caso você busque flexibilidade, faça o curso de Gastronomia EAD na Cruzeiro do Sul Virtual.
Ao escolher a Cruzeiro do Sul Virtual, você conta com a qualidade e tradição de um dos maiores grupos educacionais de ensino superior do Brasil. Nosso compromisso é oferecer ao aluno qualidade de ensino com métodos inovadores e docentes especializados, além de infraestrutura moderna e diversos cursos de graduação e pós-graduação. Assim, você tem a liberdade de escolher a melhor opção para sua jornada universitária.
Gastronomia